Você tem como se locomover de bike? Então se joga!

Com a evolução do “pensar sustentável”, vários costumes vêm se inserindo na sociedade para poluir menos o planeta, gastar menos, produzir menos lixo, etc. Assim como a coleta seletiva, que tem crescido cada vez mais e as caronas solidárias também, o uso de bicicletas para locomoção tem aumentando cada vez mais.

As magrelas já são muito utilizadas quando a questão é passeio, porém, quando você passar a utilizar sua bike para locomoção como ir até o trabalho ou a faculdade, é necessário que você tome alguns cuidados. As bicicletas de passeio, geralmente possuem um quadro mais longo, pneus mais largos e são mais pesadas e menos aerodinâmicas. Portanto, se a ideia não é comprar uma nova para desempenhar essas funções, seria interessante levar sua bike até uma oficina para ser avaliada e entender as principais mudanças a serem feitas nela.

É importante ressaltar a importância de equipamentos de segurança. Você não precisa sair na rua parecendo o Robocop, mas é necessário o uso de pelo menos alguns acessórios como capacete e luvas. Quando você está na bicicleta não há nada lhe protegendo, portanto, se você cair vai ser bem doloroso. É preciso também tomar muito cuidado em lugares com grande circulação de carros, você tem que se precaver e muito, ainda mais se não tiver ciclovia no local.

Além de ser mais ecológico e mais barato você utilizar a bicicleta para locomoção, é também, uma forma de se exercitar. Muitos jovens que seguem uma rotina de estágio/trabalho + faculdade, várias vezes não têm tempo para praticar exercícios e acabam ficando sedentários. No caso se você passar a utilizar a bike como locomoção, o tempo entre um lugar e outro é com certeza um ótimo exercício.

Muitas pessoas moram bem longe de seus compromissos, em lugares altos as vezes e que não possuem ciclovia, entende-se que para essas pessoas não é tão simples subir numa bicicleta e ir para o trabalho. Porém se você mora mais perto do trabalho e da faculdade, é legal começar aos poucos, devagar, para ir pegando o ritmo e entendendo o percurso.

Vale muito a pena mudar alguns hábitos, ainda mais quando são hábitos que te colocam numa vida mais saudável e sustentável. Aliar essa nova rotina de exercícios com uma alimentação balanceada então, só trará benefícios para seus estudos, corpo e para o meio ambiente.

 

Setembro/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais