Trote é para ser divertido

O trote universitário é uma tradição que vem acontecendo desde a Idade Média, e que começou na Europa. De lá pra cá, tanto as Universidades como a sociedade em si se modificaram muito, evoluíram, mas parece que os famigerados trotes não tanto. Práticas como cortar os cabelos dos calouros ou rasgar/queimar suas roupas, que eram realizadas quando esse ato começou a se tornar uma tradição, continuam acontecendo em várias universidades até hoje, mas isso tem que acabar.

Não estamos falando sobre acabar com os trotes, afinal eles são sim uma tradição que marca a chegada dos jovens calouros às universidades. Mas eles podem ser realizados de uma outra forma, e é isso que queremos mostrar aqui.

A primeira questão sobre o trote e mais importante de todas, é que sua participação neste evento não é obrigatória. Se você sentir que está sendo coagido a participar de algo contra a sua vontade, você deve entrar em contato com a própria universidade. Por mais que seja um evento de celebração e de passagem, a presença é de sua escolha.

Brincadeiras em que os alunos tenham que rolar na lama, imitem posições sexuais, bebam álcool em excesso, comidas ou vísceras sejam jogadas em seus corpos, compartilhar objetos/comidas de boca em boca, além não serem aprovadas pelas universidades, são configuradas como crime de constrangimento ilegal.

Os mais famosos entre os trotes que são o banho de tinta e pedir esmola, até são aceitos pela maioria das universidades, mas ressaltamos que as tintas usadas devem ser de um tipo que não prejudiquem a pele dos participantes e que mesmo sendo atividades mais “leves”, o estudante que não se sentir confortável para participar, não precisa.

Por que, ao invés de submeter o colega novo ao ridículo, não fazer trotes diferentes? Tipo aqueles solidários, onde os alunos se reúnem para fazer doação de sangue, um mutirão de limpeza, doação de roupas ou ajuda comunitária. Também podem ser feitas festas de confraternização onde os alunos se reúnam e se divirtam, pois esse é para ser o espírito do trote. Leve, divertido e tranquilo.

O ingresso na universidade é uma das maiores mudanças na vida do jovem, é um momento de grandes expectativas e bastante nervosismo, se você é veterano e já passou por isso, por que vai querer arruinar esse momento para outra pessoa? E se você for calouro e não quer deixar de passar por isso para não ser excluído socialmente na faculdade, lembre que, você está na universidade para se formar profissionalmente, e não andar com pessoas que não estão nem aí para a sua integridade.

Preserve-se e preserve seus amigos também. Lembre-se que você não é obrigado a nada, muito menos a passar por situações de risco, violência ou constrangimento. Não perpetue a violência, se fizeram algo com você e que você não gostou, não passe isso adiante, não colabore com o que não queres para você.

Julho/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais