Técnica Kan... quem?

 

O Kanban é um método japonês visual de organização de tarefas que funciona através de placas divididas em 3 colunas principais: A fazer; Fazendo; Feito. Podendo ser acrescentado ainda, colunas auxiliares, como por exemplo: em progresso e fazer hoje. Esta técnica permite que se consiga visualizar as demandas e suas prioridades para realização, podendo ser executado até em um espaço na parede, ou por app (Trello). Funciona da seguinte forma:

 

  1. Separe três colunas. Se fizer na parede, você pode marcá-la com fitas e, bem no topo, escrever o seguinte: Para fazer, Em execução, Finalizado.
     
  2. Na coluna "Para fazer", você deve colocar TODAS as tarefas que tem para fazer. Na segunda, as tarefas que está fazendo no momento. E na terceira, as que você for finalizando. Assim, você consegue visualizar todas as suas demandas no momento, e todas as que você tem conseguido concluir. 
     


 

Isso ajuda a organizar sua mente a estabelecer prioridades e focar, além de te manter motivado, afinal, o foco leva à ação e isso é um excelente agente motivacional, te incentivando a preencher a coluna dos ítens finalizados. 

Essa técnica pode ser usada para todos os tipos de projetos: empresariais, acadêmicos, financeiros, pessoais... 

E aí, bora tentar? Você pode saber mais sobre esse método nos blogs: Paty Pegorin; Eu Organizado.

Mantenedores

Apoiadores institucionais