Postura na faculdade, colegas ou amigos

Quando você entra para a faculdade, é normal ficar muito entusiasmado com tudo. Os colegas, os professores, a nova fase da vida, tudo faz os olhos brilharem. Com essa nova etapa e o deslumbre, você acaba querendo fazer amizade com todos os colegas. Claro que tem pessoas que são mais introvertidas, mas faz parte querer se enturmar.  O problema é quando você se enturma de forma errada.

Não existe fórmula mágica de como fazer qualquer coisa na vida, mas é importante tomar muito cuidado neste momento porque é quando a sua carreira começa a ser construída. Os colegas que você faz na faculdade, os professores e coordenadores podem te ajudar a conseguir um emprego, te indicar para vagas ou não. Por mais que fazer brincadeiras e se divertir, mesmo que num momento de estudos, seja importante, quando você perde a linha da piada e exagera, isso pode acabar pegando mal para você.

É importante identificar até onde cabe cada piada e brincadeira, assim como quando é o momento de brincar e quando é a hora de falar sério. Seu networking começa na faculdade e tanto os colegas como os professores estão observando você. Quando você é um aluno dedicado, que sabe se comunicar com os colegas, sabe se expressar e mesmo assim é divertido, isso acaba criando uma imagem boa para você e pode te trazer oportunidades. Agora, quando você não faz os trabalhos, vai mal nas provas e todos veem que você só está ali para brincadeira, a chance de conseguir uma indicação é bem menor.

É preciso tomar consciência do seu papel dentro da universidade, entender que se divertir faz parte, mas que o fator principal que te faz estar ali é a sua carreira profissional. Não vá deixar de fazer amigos e criar conexões, mas trace seus objetivos, não se “queime” com ninguém, dê o seu melhor que tudo dará certo.

Janeiro/2017

Mantenedores

Apoiadores institucionais