Iniciação Científica, você conhece?

Já ouviu falar em Iniciação científica? E bolsa de iniciação científica? Então, ela é uma modalidade de pesquisa, desenvolvida por alunos nas universidades. É uma atividade muito legal e importante, que além de turbinar o seu currículo, ainda te faz adquirir uma bagagem de conhecimento enorme. Vamos explicar como ela funciona:

A iniciação científica é uma pesquisa acadêmica realizada e desenvolvida por alunos universitários de diversas áreas do conhecimento. Esses alunos são acompanhados por um professor orientador, que é um profissional da área da pesquisa realizada, e essa prática pode estar ou não ligada ao laboratório de pesquisa da faculdade ou a algum centro de pesquisa financiador. 

Para desenvolver um projeto de pesquisa, é preciso buscar conhecimentos na área em que atuas, criando um problema, e respondendo como enfrenta-lo, analisando dados e apresentando soluções e conclusões. O projeto na maioria das vezes é desenvolvido na forma de artigo, em que o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a montagem de relatórios e demais atividades envolvendo a função de pesquisador.

Para formar os alunos em profissionais qualificados e que a sociedade necessita, é necessário mais do que transformá-los em meros depósitos de informações, eles precisam ser pensadores, questionadores. E a iniciação científica se insere dentro desta perspectiva, onde o próprio aluno através dela, busca por novos conhecimentos e possibilidades e cria algo novo, que poderá ser estudado depois. Há também fundações que oferecem bolsas de iniciação científica, que é um auxilio financeiro para o aluno desenvolver seu projeto. Fale com seu coordenador, conheça as possibilidades dentro da sua universidade, capacite-se. 

 
Julho/2016
 

Mantenedores

Apoiadores institucionais