Afinal, o que faz um Administrador de Empresas?

O mercado de trabalho necessita de uma grande quantidade de profissionais da Administração, não é a toa que este é o curso mais ofertado no Brasil, tanto a graduação como o técnico. Mas no que trabalha a pessoa formada em administração? Quais as áreas de atuação? Em que tipo de empresa atua? Como é o curso? A gente tira suas dúvidas.

Segundo o Censo da Educação Superior do Inep/MEC 2013, são cerca de 2mil cursos de Administração Bacharelado ofertados no Brasil. Os números bem altos podem ser explicados pelo fato dessa graduação possuir um grande campo de atuação e porque todos os segmentos e portes de empresas necessitem de um profissional formado na área.

Mas e o curso, como é? Na graduação, durante os dois primeiros anos o aluno tem aulas de disciplinas mais básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. Depois disso, as matérias mais específicas tomam conta, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. Na maioria das faculdades o curso dura 4 anos e o graduando deve apresentar Trabalho de Conclusão de Curso, o famigerado TCC, podendo ser Monografia ou Artigo.

O curso de Administração também é ofertado de forma tecnóloga, porém com algumas diferenças do bacharelado. Além da maior parte dos cursos terem o nome de Processos Gerenciais, ele dá formação em ferramentas e técnicas de gestão das atividades dos diversos setores de uma empresa. Diferente do bacharel, que possui uma visão mais ampla do negócio e é um profissional fundamental na parte estratégica, o tecnólogo, se forma em uma área especifica, segue carreira nessa mesma área, porém não costuma chegar ao posto de diretor administrativo.

A área de brading, que possui práticas que visam à construção e o fortalecimento de uma marca junto ao mercado é uma das áreas em alta para o profissional formado em Administração, assim como gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade. As regiões Sul e Sudeste são as que mais possuem oportunidades de emprego, porém há oportunidades no Brasil inteiro.

Algumas das áreas que esse profissional pode atuar são: Administração de empresas, esportiva, financeira, hoteleira, hospitalar, de produção, pública, de recursos humanos, rural e do terceiro setor, auditoria, comércio exterior, controladoria, empreendedorismo, gestão ambiental e de qualidade, logística, marketing, peritagem e sistemas de informação.

A ABRHestágios possui hoje 46 vagas ativas para a área de Administração. Acesse seu cadastro, mantenha-o sempre atualizado e receba as melhores vagas para o seu perfil.

julho/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais